MENU
Web Rádio TCMPA supera um milhão de ouvintes
05/11/2020 09:39 em Notícias

A Web Rádio do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) alcançou a marca de 1.098.915 ouvintes, em dois anos de existência. “Essa marca representa a importância que o TCM dá a estar mais próximo dos cidadãos com informações de qualidade sobre controle externo, cidadania e assuntos variados. E, nesse formato web, essa informação chega aonde as pessoas estejam e em tempo real”, comentou o presidente da Corte de Contas, conselheiro Sérgio Leão.
Lançada em agosto de 2018, a Web Rádio surgiu da necessidade de expansão da rádio institucional que era veiculada internamente nas dependências do Tribunal. De acordo com a Assessoria de Comunicação do TCMPA, foram realizadas pesquisas técnicas junto a outras Cortes de Contas e órgãos públicos sobre a experiência de implantação e funcionamento de uma web rádio.
“A web rádio é construída diariamente, não somente pela programação única que vai ao ar, mas sim pelos avanços conquistados para melhorar esse produto do TCM, que está em milhares de lares, carros e locais de trabalho por esse Pará a fora”, comentou o assessor de Comunicação do TCMPA, Marcelo Oliveira, sobre a grade de programação que está 24 horas no ar durante os sete dias da semana.
A programação contempla programas jornalísticos, entrevistas, agenda cultural, grade musical variada e também as transmissões das sessões de julgamento da Corte de Contas, sendo as plenárias o programa com maior audiência. De acordo com ferramentas de mensuração de público, a média de audiência da Web Rádio TCMPA em 2020 está a 13 mil ouvintes ao mês, sendo os meses de abril e setembro bateram recorde de audiência, superando a marca de 16 mil pessoas conectadas, em cada um desses dois meses.
“Mesmo durante a pandemia, a Web Rádio TCMPA não parou, assim como todo o Tribunal. Muito pelo contrário, ela se fortaleceu e se consolida como instrumento de fomento aos controles social e externo e que, mesmo com novas tecnologias surgindo, ainda é um meio de comunicação de extrema importância, principalmente quando analisamos a realidade paraense”, explicou Marcelo Oliveira.
A Web Rádio TCMPA tem veiculação no portal institucional, na página do Tribunal do Facebook e também através do aplicativo do TCMPA para smartphones. A gestão e produção de conteúdo é realizada por profissionais e estagiários da Assessoria de Comunicação do TCMPA, que contam com um estúdio de áudio e uma sala de produção, onde são realizados spots, edições dos programas, gravação de entrevistas e demais materiais.
Além das possibilidades de acesso, esse produto garante também que o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará chegue a novos públicos por meio de parcerias. A Assessoria de Comunicação do TCMPA, que coordena a rádio, enfatiza que nesses dois anos já foram firmadas parcerias institucionais para veiculação de conteúdo de interesse público, como campanhas de saúde e programas sobre educação financeira. Uma outra forma de atrair novos atores sociais e ouvintes é com uma programação musical que reserva 60% da grade destinada à música regional, incluindo programa exclusivos quando artistas contam suas histórias, fazem lançamentos de músicas e mostram toda a cultura do Pará.
“É como diz o slogan da Web Rádio, ‘Conectados na mesma frequência’, que o Tribunal está cada vez mais perto dos cidadãos e das gestões municipais para melhorar o dia a dia da população e os serviços municipais. Através de canais plurais que revelam a diversidade desse nosso estado e do nosso Brasil, como é o caso da Web Rádio TCMPA, podemos transformar positivamente a nossa realidade”, concluiu o conselheiro presidente Sérgio Leão.

COMENTÁRIOS