Offline
MENU
Conselheiro Antonio José fala sobre projetos para o biênio 2023-2024 e ações na Escola de Contas
09/02/2023 08:01 em Notícias

Durante o discurso de posse como presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), que ocorreu na última sexta-feira (27), em Belém, o conselheiro Antonio José Guimarães elencou o trabalho realizado nos últimos dois anos enquanto diretor geral da Escola de Contas Públicas da Corte e falou sobre as frentes de trabalho prioritárias para a Presidência do Tribunal, em sucessão à conselheira Mara Lúcia. 

Ele relembrou o trabalho feito na Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha” com apoio da então presidente Mara Lúcia e dos servidores do Tribunal, que foi somado às parcerias com Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará, Tribunal de Contas do Estado, Assembleia Legislativa do Pará, Ministério Público Estadual e outras instituições. 

De acordo com dados da Escola de Contas Públicas, entre os anos de 2021 e 2022, foram ministrados mais de 100 cursos virtuais gravados ou transmitidos ao vivo para servidores do Tribunal, órgãos parceiros, servidores municipais e sociedade civil. Foram emitidos 8.823  certificados e outras 4.936 certificações através do projeto “CAPACITação”, que teve o retorno presencial ano passado nos municípios polo de Santarém, Marabá e Paragominas.

“Recebemos a Escola no início do ano de 2021, ainda em meio às incertezas da pandemia de Covid-19 e posterior anúncio de novo lockdown em março do mesmo ano. Por esta razão, permaneceu a necessidade de realizarmos as capacitações na modalidade virtual e eu, que sou um homem analógico, fui lançado subitamente à tecnologia das aulas on line, plataformas digitais e mídias sociais, oferecendo aos nossos servidores e jurisdicionados cursos de excelência, ministrados por professores com expertise em suas áreas e reconhecidos nacionalmente”, discursou ele.

O presidente empossado indicou como eixos do seu mandato a continuidade de julgamento tempestivo das prestações de contas dos municípios paraenses, valorização dos servidores do Tribunal, ampliação e maior especialização da atividade fiscalizatória com nova estruturação das temáticas da Diretoria de Fiscalização e Controle Externo, e aperfeiçoar a relação com as prefeituras e câmaras de vereadores. “Ressalto que o objetivo maior desta gestão é fazer com que o jurisdicionado paraense, reconheça o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará como um parceiro, pois através das orientações e auditorias, realizadas de forma concomitante, ao longo do exercício, o Tribunal possibilita ao gestor municipal a correção de eventuais equívocos”, enfatizou Guimarães.


Antonio José é conselheiro do TCMPA desde 2012 e conduzirá a Corte de Contas no biênio 2023-2024, com o conselheiros Lúcio Vale na Vice-Presidência, José Carlos Araújo na Corregedoria e Sérgio Leão na Ouvidoria, também empossados no último dia 27.

COMENTÁRIOS