Offline
MENU
Palestra destaca a individualidade e a diversidade no processo de liderança
02/05/2022 09:53 em Notícias

Na manhã desta quinta-feira (28), servidores do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) e de órgãos municipais paraenses participaram da palestra “A importância do líder no desenvolvimento de uma cultura de inovação”, ministrada por Fábio Neto, administrador especialista em negociação e liderança pela Harvard University, com três MBA’s, dentre eles um em Gestão de Negócios pela Universidade da Califórnia.
A palestra ofertada gratuitamente pela Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”, do TCMPA, foi realizada de forma virtual para os 83 participantes.
Fábio Neto destacou que a liderança nos dias atuais deve estar atenta à personalização e customização das escolhas que são feitas pela sociedade, a exemplo do que acontece em experiências de clientes com empresas. Para ele, o olhar atento de líderes à individualidade de cada integrante da equipe impacta na liderança, onde os liderados precisam ser vistos enquanto únicos e que a participação de vários atores sociais nas construções reduz as possibilidades de fracasso das iniciativas.
O palestrante ressaltou ainda que o olhar do serviço público precisa estar focado em criar valores aos cidadãos e em destacar aquelas pessoas que integram as organizações como forma de gerar credibilidade do serviço prestado, dentre outros resultados que podem ser gerados.
“A palestra enseja uma reflexão importante para os órgãos públicos, ao apresentar a expectativa da população quanto aos serviços, para que eles sejam céleres, efetivos e customizados. Porque, se no setor privado o foco da inovação deve estar nas necessidades dos clientes, no setor público o foco deve ser a própria sociedade, que é cliente dos serviços públicos prestados”, comentou a coordenadora da Ouvidoria do TCMPA, Manoella Negrão.
O participante da palestra e coordenador de Comunicação do Tribunal, Marcelo Oliveira, parabenizou a temática abordada de forma clara e com exemplos cotidianos que permitiram o acesso ao conteúdo, que ajudará no fomento de um serviço público mais voltado às reais necessidades internas das equipes e também dos cidadãos.
A Escola de Contas Públicas do TCMPA tem a direção geral do conselheiro vice-presidente, Antonio José Guimarães, com apoio da presidente Mara Lúcia e demais conselheiros da Corte de Contas.

COMENTÁRIOS