Na última terça-feira (19), representantes do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), do Ministério da Educação e da Universidade Federal do Pará (UFPA) estiveram reunidos virtualmente para debater meios de realizar capacitações para o corpo docente das escolas municipais da região do Marajó. A reunião é encaminhamento do projeto “Fortalecimento da Educação dos Municípios do Estado do Pará”, do TCMPA, e do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Gaepe) – Arquipélago do Marajó.
Estiveram presentes o conselheiro do TCMPA, Cezar Colares, técnicos do Tribunal, a representante do MEC, Karine Santos, o vice-reitor da UFPA, Gilmar da Silva, e o pró-reitor de Extensão da UFPA, Nelson Júnior.
Eles discutiram possibilidades de capacitação continuada de professores que atuam nas séries iniciais dos 17 municípios marajoaras, atendidos pelo projeto do TCMPA, ofertada por meio da parceria entre UFPA, que ofertará projeto do curso, e o MEC, que poderá custear a qualificação dos docentes municipais.
A capacitação dos professores também está em discussão com a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e com a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), de forma a integrar ações das sete frentes de problemas a serem enfrentados para a melhoria da educação marajoara, conforme projeto “Fortalecimento da Educação dos Municípios do Estado do Pará”. Os eixos são: fortalecimento da gestão das secretarias e das escolas municipais; universalização, acesso e permanência na escola; infraestrutura escolar; política pública de alimentação escolar; política pública de atendimento no transporte escolar; valorização dos profissionais do magistério e fortalecimento dos conselhos de controle social e unidades executoras.