Com objetivo de estimular reflexões e debates sobre o dia a dia, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), realizou a primeira edição do projeto “Hora de Cinema” para os estagiários, na última quinta-feira (14).
A ação foi celebrada também em alusão aos 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), comemorado no dia 13 passado. A lei prevê que toda criança e adolescente deve ter acesso à saúde, liberdade, respeito, educação, cultura, esporte e lazer.
O projeto “Hora de Cinema” foi criado pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do TCMPA, através das assistentes sociais. O diretor adjunto de Gestão de Pessoas da Corte de Contas, Helker Aguiar, contou que a inciativa é uma oportunidade de aprendizagem. “O projeto funcionará uma vez ao mês, trazendo filmes e documentários que possam estimular nos estagiários um olhar mais crítico sobre a realidade. Além disso, oferecer momentos de entretenimento. O projeto já estava sendo estudado, mas com a pandemia ficamos impossibilitados de realizar”, disse.
A sessão de cinema foi realizada no auditório disponibilizado pelo Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará (MPCM-PA), parceiro da iniciativa. No evento, a equipe de fisioterapia do Tribunal esteve presente e realizou uma ginástica laboral com os estagiários. Após a exibição do filme, houve debate com a psicóloga Leila Dourado, do Espaço Vida da Corte de Contas.
Para o estagiário Mário Leite, esse foi um momento de conexão. “Eu acho muito importante assistir filmes que fazem a gente entender sobre o outro. No Tribunal, temos muita conexão de experiência com os servidores e ver no filme foi ótimo. É uma forma de ensinar muito legal”, destacou.
A iniciativa têm total apoio da conselheira Mara Lúcia, presidente da Corte de Contas, bem como do vice-presidente, conselheiro Antonio José Guimarães, do corregedor, conselheiro Sérgio Leão, e todos conselheiros do Tribunal.