Offline
08:00 - 15:00
AO VIVO TCM PA com Laulito MirandaAO VIVO TCM PA com Laulito Miranda
TCMPA recomenda aprovação com ressalvas das contas de 2023 da Prefeitura de Medicilândia
As irregularidades apontadas incluem atrasos na entrega de documentos.
Por Administrador
Publicado em 11/04/2025 08:10
Notícias
Conselheiro Daniel Lavareda

O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) emitiu parecer prévio recomendando que a Câmara Municipal aprove, com ressalvas, as contas de 2023 da Prefeitura de Medicilândia, de responsabilidade de Júlio Cesar do Egito. O relator do processo, conselheiro Daniel Lavareda, apontou irregularidades na gestão financeira e orçamentária.

As irregularidades apontadas incluem atrasos na entrega de documentos, como a prestação de contas do 3º quadrimestre e a Lei Orçamentária Anual (LOA), e descumprimento de prazos em notificações expedidas pelo TCMPA. Além disso, foram identificados lançamentos contábeis incorretos e falhas na transparência pública.

Apesar das ressalvas, o parecer do TCMPA reconhece que o prefeito cumpriu os limites constitucionais para investimentos em educação e saúde. O município destinou 31,04% da receita de impostos para a manutenção e desenvolvimento do ensino, e 20,67% da receita total para ações e serviços públicos de saúde.

O Ministério Público de Contas dos Municípios (MPCM) acompanhou o entendimento do TCMPA e recomendou a aprovação das contas com ressalvas.

Cabe agora à Câmara Municipal de Medicilândia analisar o parecer prévio do TCMPA e o parecer do MPCM e decidir sobre a aprovação das contas do prefeito.

A decisão foi tomada durante a 18ª Sessão Ordinária do Pleno, realizada nesta quinta-feira (3), sob a condução do conselheiro Lúcio Vale, presidente da Corte de Contas.

 
Comentários
Carregando comentários...