Offline
MENU
“TCM-PA de Portas Abertas” recebe universitários de Tomé-Açu
21/09/2018 08:54 em Notícias

A Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”, do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA) realizou, nesta terça-feira (11), mais uma edição do projeto TCM-PA de Portas Abertas. Participaram do evento, estudantes da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - Campus Tomé-Açu, que receberam saudações de boas vindas do presidente Daniel Lavareda, da vice-presidente Mara Lúcia, diretora geral da Escola de Contas, e da procuradora do Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará, Elisabeth Massoud Salame da Silva, além de conselheiros e conselheiros substitutos presentes.

 

Os universitários estavam acompanhados das professoras Iris Cristina de Sá Santana e Ticiane Lima dos Santos, diretora da UFRA Campus Tomé-Açu e presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Pará.

 

Após assistirem parte da sessão de julgamentos do Pleno, ocasião em que o presidente Daniel Lavareda e a vice-presidente Mara Lúcia falaram sobre as atividades do Tribunal e a respeito do projeto TCM-PA de Portas Abertas, os estudantes participaram de palestras proferidas por técnicos do Tribunal. O ciclo de palestras foi aberto pela diretora adjunta da Escola de Contas, Brenda Oliveira.

 

Os temas das palestras foram: “Os principais aspectos da atuação do TCM-PA” e “Análise Contábil das Prestações de Contas Municipais”, ministrados pelos servidores Paula D'Oliveira e Iranildo Pereira, respectivamente.

 

AGRADECIMENTOS

 

Os estudantes elogiaram o nível dos palestrantes e a importância dos temas abordados. A diretora da UFRA Campus Tomé-Açu, Ticiane Lima Santos, parabenizou o Tribunal pela iniciativa do projeto, que proporciona conhecimento aos futuros profissionais e amplia a interação da Corte de Contas com a sociedade, estimulando o controle social e o exercício da cidadania.

 

O projeto “TCM-PA de Portas Abertas” visa ao desenvolvimento do conhecimento do cidadão sobre o controle social das contas públicas por meio de atividades educativas, que são indispensáveis ao aperfeiçoamento da gestão pública municipal, objetivando a efetiva e regular aplicação dos recursos em benefício da sociedade, com uma maior aproximação e troca de conhecimento entre o Tribunal e as instituições de ensino públicas ou privadas.

 

O objetivo do projeto é apresentar o TCM-PA a alunos de instituições de ensino público e particular durante uma manhã de aprendizado na sede do Tribunal.

 

As instituições de ensino interessadas em participar do projeto podem encaminhar a solicitação via ofício à Direção da Escola de Contas ou preencher o formulário no site da Escola de Contas Públicas.

COMENTÁRIOS