A Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA), através do Espaço Vida, realizou nesta quarta-feira (19), no auditório Alacid Nunes, a roda de conversa intitulada “Cuidados com a saúde mental e a prevenção do suicídio”. O evento faz parte da programação Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio.
Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 com a iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria.
O evento foi direcionado a servidores e estagiários da Corte de Contas e teve como facilitadoras as psicólogas Leila Dourado e Paula Frassinetti e a estagiária de Psicologia, Natasha Machado. O diretor de Gestão de Pessoas, Robson Carmo, iniciou as atividades afirmando sobre a importância de se falar sobre o tema. “O objetivo é conversar com pessoas que possam ajudar e nos dar informação sobre como agir para evitar esse pensamento e até mesmo para e reconhecer os comportamentos nas pessoas mais próximas”, disse o diretor.
Durante a conversa, as psicólogas responderam a várias perguntas dos participantes, além de instruir a lidar com pessoas que possam estar com pensamentos depressivos ou suicida. De acordo com números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia em média. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e a sétima causa de morte de pessoas de 10 a 14 anos de idade.