O servidor público Romeu Romanholy, que desempenhou relevantes serviços por 33 anos no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), protagonizou, no último dia 21 de fevereiro, ao final da sessão plenária, momentos de pura emoção ao se despedir dos colegas de trabalho em função de sua aposentadoria voluntária. Ele agradeceu a Deus, “que me conduziu ao Tribunal, através do conselheiro Irawaldyr Rocha”, e a todos os conselheiros e colegas de trabalho que sempre lhe trataram com respeito e palavras de incentivo.
Parafraseando uma passagem bíblica, Romeu falou das dificuldades que enfrentou em sua vida pessoal e profissional e de como o apoio dos amigos foi importante. “Todos nós temos de cavar nossos próprios poços e encontrar a água que Deus nos reservou”. Disse, com orgulho, que, ao desempenhar suas funções, nos vários setores onde atuou, notadamente na Divisão de Contrato, Aposentadoria e Pensão, sempre procurou ajudar as pessoas, pois não analisava os processos sob a ótica da letra fria da lei.
Engenheiro de primeira graduação, Romeu formou-se advogado. Ele fez um agradecimento especial ao presidente Sérgio Leão, pela oportunidade de se despedir no plenário, e ao conselheiro Daniel Lavareda, que o convidou para atuar na Assessoria Jurídica logo após sua formatura.
DEPOIMENTOS
Diante do plenário lotado por seus colegas de trabalho, Romeu Romanholy ouviu, emocionado, os depoimentos dos conselheiros e da representante do Ministério Público de Contas dos Municípios (MPCM).
O presidente Sérgio Leão disse que Romeu Romanholy era um exemplo a ser seguido, pois inspirava o amor ao próximo, um sentimento imprescindível para que haja harmonia no ambiente de trabalho.
O conselheiro vice-presidente José Carlos Araújo elogiou o comportamento ético de Romeu e seu comprometimento com o Tribunal.
O conselheiro corregedor Cezar Colares também destacou a atitude humanista de Romanholy e agradeceu por sua valiosa contribuição à instituição.
A conselheira ouvidora Mara Lúcia disse ter sido um privilégio tê-lo como instrutor da Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha. Ela comentou que Romeu é um bom exemplo de caminhada no serviço público, por sua competência, dedicação e olhar humano.
O conselheiro Antonio José Guimarães agradeceu a qualidade do trabalho realizado por Romanholy.
O conselheiro Daniel Lavareda disse que Romeu personificava o ideal que se pode esperar de um servidor público. “Romeu, você ajudou a construir o Tribunal de Contas dos Municípios”, afirmou.
A conselheira substituta Adriana Oliveira destacou a circunstância “dadivosa do convívio com Romeu, uma figura elegante, competente e amorosa”.
O conselheiro substituto Sérgio Dantas agradeceu a Romeu pela amizade de longa data e pelos ensinamentos, desejando-lhe boa sorte.
A procuradora Maria Inês Gueiros agradeceu a Romeu por ter contribuído, de forma significativa, com o MPCM, oferecendo seu conhecimento técnico. Ela disse que ele era um exemplo a ser seguido pelos demais servidores.