O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), através de sua Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”, realizou, nesta terça-feira, dia 26, no auditório “Alacid Nunes”, da Corte de Contas, o curso SICONFI e Matriz de Saldos Contábeis (MSC), com 8 horas de duração.
O curso, que teve como público-alvo os servidores do Tribunal e do Ministério Público de Contas dos Municípios (MPCM), foi ministrado por Luiz Fernando Gonçalves da Costa, servidor do Tribunal lotado na Diretoria de Planejamento (Diplan).
O objetivo do curso é capacitar os participantes sobre aspectos do SICONFI e a Matriz de Saldos Contábeis (MSC).
O curso de capacitação faz parte do Plano de Ação Escola de Contas 2019 e integra o Programa de Aperfeiçoamento Profissional dos Servidores, que visa capacitá-los nos temas que compõem os pontos de controle das prestações de contas para aperfeiçoamento das análises.
SICONFI
O Projeto SICONFI (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro), foi criado pela Secretaria do Tesouro Nacional, objetivando a estruturação de um sistema que venha reunir em um mesmo ambiente as informações contábeis e fiscais de todos os entes federados e substituir o atual SISTN.
O sistema está sendo desenvolvido em quatro frentes de trabalho: Taxonomia; Matriz de Saldos Contábeis – MSC; Desenvolvimento do Sistema e; Implantação do Sistema.
O SICONFI será o sistema estruturante da Secretaria do Tesouro Nacional responsável pela coleta, tratamento e divulgação de informações contábeis, orçamentárias, financeiras, fiscais, econômicas, de operações de crédito e de estatísticas de finanças públicas dos entes da Federação.