Conselheiros e técnicos do TCM-PA participaram no sábado (6), na capital paraense, de mais uma ação junto com a Arquidiocese de Belém para fortalecer os mecanismos de fiscalização feita pela população em relação a correta aplicação do dinheiro público e melhorar a qualidade dos serviços públicos nos municípios paraenses. A participação do TCM-PA nos encontros da Igreja Católica é resultado da soma de esforços para a Campanha da Fraternidade 2019, que tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas”.
No encontro deste sábado, em atividade da Associação Nacional de Educação Católica no Brasil, com representantes de colégios católicos, religiosos da região metropolitana e de pastorais, o TCM-PA explicará como que funciona o controle social e de que forma a população pode contribuir no acompanhamento e fiscalização das gestões públicas de prefeituras e câmaras de vereadores no Pará.
Serão mostrados os sistemas e os aplicativos disponibilizados pelo TCM-PA a toda população para exercer o controle social, como o sistema de recebimento de denúncias de irregularidades através da Ouvidoria e o aplicativo TCM Cidadão para smartphones e tablets, que dispõe de serviços para acompanhar licitações, obras, ações de auditoria e outros.
Sobre as fiscalizações por meio de auditorias operacionais, o TCM-PA ressalta o programa “TCM nas Escolas”, que desde o ano passado visita as escolas municipais de nível fundamental de todas as regiões do Pará para avaliar se os recursos investidos na área estão sendo revertidos em reais benefícios para comunidade escolar. A partir do dia 22 de abril, o TCM-PA voltará os municípios para averiguar se os compromissos assumidos pelas prefeituras para as correções de irregularidades nas escolas foram cumpridos.
Acesse aqui a página com serviços da parceria TCMPA e Arquidiocese de Belém