Offline
TCM-PA desenvolve ação preventiva no Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial
Notícias
Publicado em 17/05/2019

No Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial (26/04), o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), através de sua Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), realizou, por meio da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida "Espaço Vida", uma ação preventiva junto a seus servidores e colaboradores, oferecendo orientações de saúde nutricional, física e mental e aferição da pressão arterial.

O diretor de Gestão de Pessoas, Rodrigo Conte Cunha, comentou que a ação contou com total apoio do conselheiro presidente Sérgio Leão, que dá continuidade à política de valorização do servidor, que vem sendo implementada em todas as gestões.

A ação foi coordenada pelo médico cardiologista Dr. Luís Abílio e contou com a participação dos profissionais do Espaço Vida, como o Dr. Arturo Gonçalves, as enfermeiras Ana Rosa Freitas e Carla Santos e a nutricionista Luzia Oliveira.

O médico Arturo Gonçalves explicou que as doenças crônicas são aquelas de progressão lenta e longa duração. "Geralmente elas são silenciosas ou assintomáticas, ou seja, sem sintomas. Com isso, podem comprometer a qualidade de vida e até mesmo representar risco para o paciente", alertou.

O servidor Rubens Armando, lotado no Arquivo Geral, destacou a importância da ação para ajudar a preservar a saúde dos servidores.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por 63% das mortes no mundo. Já no Brasil, são a causa de 74% dos óbitos.

A gerente do Programa Saúde Qualidade de Vida, Sílvia Nicolau, comentou que um dos motivos da baixa adesão ao tratamento em relação a doenças cardíacas é a falta de percepção do que é uma doença crônica.

Comentários