Servidores do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA) e do Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará (MPCM-PA) estão participando do curso “Contabilidade Aplicada ao Setor Público”, ministrado pelo professor Diogo Duarte Barbosa, especialista em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O curso, que teve início nesta quarta-feira (24) e prossegue até sexta-feira (26), foi aberto por Ana Carolina Pedreira, diretora executiva da Escola de Contas Públicas do TCM-PA “Conselheiro Irawaldyr Rocha”. Ela destacou a importância do aprimoramento do conhecimento técnico dos servidores.
Diogo Duarte Barbosa, autor do Manual de Controle Patrimonial e co-autor do livro “Contabilidade Aplicada ao Setor Público”, explicou que a Contabilidade não é uma ciência exata, mas sim uma ciência social, cuja essência, na atualidade, é registrar e demonstrar. Ele citou que a blindagem da Contabilidade se resume em só registrar mediante documentação.
Durante o curso, que aborda os lançamentos contábeis que envolvem o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) e a análise dos vários apontamentos do Tribunal de Contas do Estado, da União e de outros órgãos fiscalizadores, Diogo Duarte Barbosa repassou técnicas formais para evitar problemas na contabilidade pública.
A agenda de cursos para servidores, jurisdicionados e sociedade podem ser acompanhadas através do site da Escola de Contas.