Offline
Bate-papo sobre autismo reunirá órgãos públicos e sociedade civil na sede do TCM-PA
Notícias
Publicado em 17/05/2019

Cerca de 150 pessoas participarão do evento “Bate-papo sobre Autismo – Diversidade e Respeito”, que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA) realizará na próxima segunda-feira (29) com a participação de membros, servidores e estagiários da Corte de Contas, além de órgãos públicos estaduais e municipais, especialistas em Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares.

Na pauta da conversa, serão abordados os aspectos legais, as experiências das famílias com pessoas no TEA e qual o cenário regional sobre as políticas públicas para o segmento. De acordo com a organização do evento, a proposta é trocar conhecimentos e debater sobre autismo de forma simplificada e para que as pessoas entendam, se identifiquem e a sociedade tenha mudanças também comportamentais a partir da compreensão desse transtorno.

O primeiro momento do bate-papo será com o lançamento da nova coleção de histórias em quadrinhos do quadrinista autista Lucas Quaresma. Os quadrinhos dele da nova coleção mostram a importância da sustentabilidade no mundo. A mãe do Lucas, Eliane Quaresma, fará uma apresentação sobre o material e relatará também a sua vivência enquanto familiar e as superações que teve ao longo de mais de duas décadas em garantir qualidade de vida para o Lucas, que hoje é formado em designer de produto e se destaca no cenário de quadrinhos com sua produção.

Representantes de escolas públicas vizinhas ao TCM-PA estarão presentes no debate e receberão kits dos quadrinhos de Lucas Quaresma para compor o acervo de suas bibliotecas. Além da área educacional, um dos principais pontos destacados pelas famílias na superação de barreiras, estarão presentes a promotora do Ministério Público do Pará, Mariela Hage, a psicopedagoga Cláudia Nogueira, representante da Assembleia Legislativa para expor sobre o projeto da sociedade civil organizada relacionado à implantação da Clínica-Escola para autistas no Pará, Flávia Marçal, da Universidade Federal Rural da Amazônia, Raphael Maués e Jaciara Sabbá, que representarão os pais de pessoas no espectro autista.

Comentários