Offline
TCMPA participa do “Fórum TCE-PA & Jurisdicionados”
Notícias
Publicado em 26/06/2019

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCMPA) participou do “Fórum TCE-PA & Jurisdicionados”, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCEPA) nos dias 18 e 19, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Participaram do evento o presidente Sérgio Leão, o vice-presidente José Carlos Araújo, diretor Geral da Escola de Contas Públicas, a conselheira ouvidora Mara Lúcia, os conselheiros Daniel Lavareda e Antonio José Guimarães, e os conselheiros Substitutos Adriana Oliveira e Alexandre Cunha, além da procuradora do Ministério Público de Contas dos Municípios, Elisaneth Salame da Silva.

 

O “Fórum TCE-PA & Jurisdicionados” teve por objetivo incentivar os servidores e jurisdicionados a debaterem temas contemporâneos que estimulem a formação do pensamento crítico, promovendo a orientação e a integração do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) com as Unidades Gestoras e a sociedade, com vistas ao desenvolvimento de uma atuação efetiva no controle dos gastos públicos.

 

Neste ano foi realizada a nona edição do evento, com o tema “Governança e Sustentabilidade”. Foram debatidas ideias e práticas voltadas às dimensões ético-normativa, econômica, social e ambiental da sustentabilidade na administração pública, assim como refletiu-se sobre o papel do controle externo para impulsionar a adesão do valor sustentável nessas dimensões, avaliando o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), constantes da Agenda 2030 da ONU, e que têm orientado as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional brasileiras.

 

No primeiro dia, foram debatidos “Aspectos éticos-normativos e compromissos do Brasil com a sustentabilidade”e “Reflexões sobre a dimensão econômica da sustentabilidade”. A programação continuou no dia 19 com “Políticas públicas e qualidade de vida nas cidades”, “Abordagem da dimensão social da sustentabilidade”, “Enfoque na dimensão ambiental da sustentabilidade” e “Tendências, inovações e mudanças na gestão pública e no controle: aprendendo com o passado e firmando diretrizes para o futuro”.

Comentários