Offline
MENU
Inteligência artificial é destaque em evento que reuniu representantes de 31 TCs
08/07/2019 11:43 em Notícias

Representantes de 31 Tribunais de Contas brasileiros participaram do 7º JurisTCs e o 3º Fórum de Processualística Aplicada aos Tribunais de Contas, realizados no auditório do TCE-GO, nos dias 27 e 28 de junho. O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) esteve representado pelo secretário geral, Jorge Cajango, pelo diretor de Tecnologia da Informação, Helder Moraes, e pelo assessor José Maria Gama.

 

O objetivo dos encontros foi abordar as ferramentas e procedimentos que visam facilitar o acesso à jurisprudência nos Tribunais de Contas, além de discutir e aprimorar técnicas processuais, de transparência e combate à corrupção. O público-alvo foi formado por membros e o corpo técnico das Cortes de Contas.

 

Um dos pontos de destaque foi o uso de inteligência artificial enquanto ferramenta para agilizar e melhorar os serviços prestados pelos Tribunais. O Supremo Tribunal Federal apresentou o robô denominado Victor, ferramenta de inteligência artificial criada e em uso pelo órgão para reduzir a quantidade de processos que aguardam julgamento nos tribunais de todo o País.

 

O último dia de atividade foi encerrado com uma roda de conversa. Foram apresentados sistemas de jurisprudência dos Tribunais de Contas de quatro Estados: Santa Catarina, Tocantins, Rondônia e Paraná.

 

Com informações do TCE-GO.

COMENTÁRIOS