Inclusão, esta é a palavra que o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCMPA) adota como primordial para que a sociedade esteja por dentro do dia a dia do Tribunal. E o portal do TCMPA adota mais um recurso para as pessoas com deficiência auditiva, denominado “Vlibras”. O sistema foi implantado pela Diretoria de Tecnologia da Informação da Corte de Contas e já está disponível para o uso.
A suíte “Vlibras” consiste em um conjunto de ferramentas que auxiliam a tradução de conteúdos digitais como texto, áudio e vídeo, para a Lingua Brasileira de Sinais – Libras, tornando computadores, dispositivos móveis e demais plataformas web acessíveis para as pessoas com deficiência auditiva. O recurso utilizado pelo TCMPA é fruto da parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e a Universidade Federal da Paraíba.
O site do TCM PA está alinhado ao eMAG – Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico, promovendo a inclusão social, com o desenvolvimento e adaptação de conteúdos digitais para garantir o acesso à população.
O Portal do TCMPA dispõe também de mais ferramentas acessíveis, para que o cidadão esteja incluido no dia a dia do Tribunal. Outras ações também têm garantido a acessibilidade, como o uso de legenda e de tradução em Libras do vídeo institucional usado em televisões, mídias sociais e cinemas.