Offline
MENU
Terceira edição do CAPACITação e TCM Sociedade chega ao sudeste paraense
19/08/2019 09:45 em Notícias

Conselheiros e servidores do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) estarão de 20 a 22 de agosto na cidade de Parauapebas, na região sudeste do Pará, para promover os projetos “CAPACITação” e “TCM Sociedade”, ambas iniciativas chegam a terceira edição desse ano.

 

O “CAPACITação” é um projeto de orientação técnica voltado para gestores municipais dos poderes executivos e legislativos, como prefeitos, presidentes de Câmaras de Vereadores e servidores municipais, quando o TCMPA percorre todas as regiões levando cursos e palestras sobre temas referentes à melhoria da gestão pública. Em Parauapebas, serão três dias de atividades que envolverão temas como mecanismos de prevenção e combate à corrupção, ICMS Verde, principais aspectos de reprovação de contas, parcerias com terceiro setor, limites legais relacionados a pagamento de folha de pessoal. Além disso, o projeto vai reforçar também o uso dos sistemas eletrônicos disponibilizados pelo Tribunal aos jurisdicionados, como o Geo-Obras, que permite o monitoramento de obras públicas em tempo real, e o Sistema Integrado de Atos de Pessoal (SIAP), que recebe todos os documentos de prefeituras e câmaras municipais relacionados à admissão, pensão, aposentadoria e outros da área de forma totalmente digital. A abertura do evento será no auditório da Prefeitura de Parauapebas, no bairro Beira Rio, a partir das 8h. Os cursos nos dias 21 e 22 ocorrerão nos auditórios do Hotel Vale dos Carajás.

 

Nesta edição, serão atendidos os municípios de: Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Nova Ipixuna, Palestina do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia e Tucuruí, além do município-polo de Parauapebas.

 

O “CAPACITação” é realizado pela Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”, do TCMPA, e tem a direção geral do conselheiro vice-presidente, José Carlos Araújo.

 

Ainda em Parauapebas, os conselheiros e equipe técnica executarão também o “TCM Sociedade”, a partir das 18h, da próxima quarta-feira (21), na Câmara Municipal de Vereadores, um bate papo aberto a todos os cidadãos para que conheçam melhor o Tribunal e sua função, além de adquirir informações sobre como o TCMPA pode ajudar a melhorar a gestão municipal e os serviços públicos oferecidos à população.

 

As inscrições para os dois projetos são gratuitas e estão disponíveis através do site www.tcm.pa.gov.br/escoladecontas.

 

COMENTÁRIOS