Offline
MENU
"TCM de Portas Abertas" amplia ações e recebe pela primeira vez alunos de Comunicação
21/10/2019 09:37 em Notícias

Cerca de 50 alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Universidade da Amazônia (Unama) visitaram, nesta sexta-feira (18), a sede do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCMPA), em mais uma edição do projeto "TCM de Portas Abertas", que recebe alunos de escolas e universidades para conhecerem o trabalho desenvolvido pela Corte de Contas.
Recepcionados pelo assessor Marcelo Oliveira e pela equipe da Assessoria de Comunicação (Ascom), os alunos ouviram o presidente da Corte de Contas, conselheiro Sérgio Leão, fazer uma explanação sobre o que é e como funciona o Tribunal de Contas, ocasião em que falou sobre as principais atividades de gestão, fiscalização e capacitação executadas pelo TCMPA, com destaque para o trabalho de interação com a sociedade, com vistas a fortalecer o controle social, como o programa e aplicativo “TCM nas Escolas”, entre outros exemplos. Ele referenciou a importância da Comunicação dentro das instituições públicas e a participação do setor em ações estratégicas do TCMPA. 
Em um clima de conversa sobre como o Tribunal trabalha a Comunicação, os servidores da Ascom também relataram sobre as peculiaridades de suas atividades profissionais e sobre o serviço público na área. Marcelo Oliveira falou sobre o trabalho de planejamento estratégico comunicacional a partir dos cenários nacional e regional, além dos produtos desenvolvidos pela Ascom do TCMPA, como mídias sociais, Web Rádio e Portal. “A sociedade passa por rápidas transformações e a comunicação pública precisa acompanhar essa evolução para atender a necessidade da população. E para isso, o planejamento é prioritário”. Ele comentou que a Assessoria de Comunicação do Tribunal atua também na promoção da interação interna do órgão, entre membros, servidores e colaboradores, com o objetivo de fortalecer o Tribunal.
A visita teve continuidade com um passeio pelos setores do TCMPA, onde os universitários viram as atividades desenvolvidas no órgão e entenderam como elas se complementam. "Através dessa visita eu pude conhecer um pouco mais sobre o trabalho do TCM e me inteirar sobre o assunto que ele trata: as contas públicas dos gestores dos municípios do Estado. É um trabalho muito importante e fico feliz em saber que há um órgão que trata dessa fiscalização", disse o aluno de Jornalismo, Rodrigo Moraes, de 21 anos. A estudante de Publicidade Juliana Vasconcelos destacou enfatizou a criação de ações comunicacionais do Tribunal pensadas de forma diferenciada do tradicionalismo comum em órgãos públicos, sem a perda da credibilidade.

Além das áreas físicas da Comunicação, os alunos conheceram gabinete dos conselheiros, a presidência e entenderam melhor como funciona uma controladoria. “A comunicação é importante para contribuir com a transparência das contas públicas, sendo um instrumento essencial para divulgar boas práticas e a participação de excelência dos Tribunais de Contas para otimização dos resultados que envolvem as políticas de Controle Externo”, afirmou a controladora Rita Libório, responsável pela 5a Controladoria do TCMPA, durante a visita dos alunos ao departamento.

A professora da Unama que acompanhou esta edição do “TCM de Portas Abertas”, Danuta Leão, junto com mais três discentes, disse que “com o projeto, os alunos puderam ver na prática como que se trabalha uma comunicação integrada, pensando não só as mídias tradicionais, como também a era da convergência midiática, como essa informação deve ser passada e adaptada para cada público”.

O “TCM de Portas Abertas” é um projeto criado pela Assessoria de Comunicação e coordenado pela Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”, da Corte de Contas, sob a direção geral do vice-presidente do TCMPA, conselheiro José Carlos Araújo. Tem como objetivo difundir, para diversos setores da sociedade, os trabalhos realizados pelo Tribunal. Em outras edições, o projeto já recebeu alunos das áreas de Direito, Ciências Contábeis e Administração. Devido ao intenso fluxo de atividades da Assessoria de Comunicação do TCMPA e de um Tribunal mais atuante e próximo da sociedade, houve a ampliação do projeto também para os futuros comunicólogos.

COMENTÁRIOS