Offline
MENU
Conselheiro Cezar Colares participa da 4ª reunião da diretoria da Atricon no I CITC
18/11/2019 09:00 em Notícias

O conselheiro corregedor do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCMPA), Cezar Colares, participou da 4ª reunião da diretoria da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), no exercício de 2019, incluída na programação paralela do I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (I CITC). Cezar Colares é diretor de Defesa de Direitos e Prerrogativas e de Assuntos Corporativos da Atricon.

A reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 11. O presidente da Atricon, Fábio Nogueira, ao abrir o evento, manifestou agradecimento aos presidentes das 33 Cortes brasileiras, pelo apoio às ações da entidade, que “tem sido fundamental ao processo de fortalecimento do Sistema”. Uma mensagem foi dirigida ao presidente do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas, Edilson de Sousa Silva (TCE-RO), para que a transmitisse aos demais.

Fábio Nogueira elogiou o exemplo de companheirismo de Ivan Bonilha, presidente do IRB, presença rotineira nas reuniões de diretoria da Atricon e disse que “estamos experimentando um momento de atípica união, simbolizado no modelo adotado para o I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, em que as entidades – Atricon, IRB, Abracom e Audicon – se deram as mãos para o êxito do evento, que se anuncia promissor”.

O Conselheiro Edilson de Sousa Silva, que preside o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), saudou aos presentes fazendo referência ao presidente eleito do TCE-RO, Paulo Curi, membro da diretoria da Atricon, cuja gestão, segundo ele, prenuncia grandes êxitos.

Fábio Nogueira comentou que a reunião encerra um período em que prepondera a integração dos Tribunais de Contas. Na sequência das discussões tratou-se do avanço das parcerias entre as Cortes, com vistas ao compartilhamento de boas práticas, que têm “sido fecundas e cada vez mais essenciais ao êxito do controle”.

Foi discutida a formatação de convênios, com a participação do IRB, para o compartilhamento de ferramentas. De acordo com o presidente Fábio Nogueira, são inúmeras as experiências exitosas; ele lembrou o I Laboratório de Boas Práticas de Controle Externo, realizado no TCE-MT, que reuniu 66 trabalhos. A estimativa é de que esse número, atualmente, já alcance 100 boas práticas, que serão apresentadas no próximo laboratório.

 

PESAR

A diretoria da Atricon aprovou, por proposição do presidente Fábio Nogueira, moção de profundo pesar pelo falecimento de Inaldo Sampaio, que faleceu na madrugada desta segunda-feira (11). O jornalista estava há 27 anos na Diretoria de Comunicação do TCE-PE. Além da assessoria de comunicação da Corte Pernambucana, ele atuava como comentarista de política na Rádio CBN e assinava coluna no Diário de Pernambuco.

Desde 2016, Inaldo lutava contra um câncer e sua morte comoveu a todos os colegas de profissão. Os dirigentes da Atricon se associaram às lamentações, que se propagaram no meio do Sistema Tribunais de Contas, pela morte do jornalista.

Na pauta do I CITC constaram temas como a uma prestação de contas, com uma apresentação da execução orçamentária da entidade.

*Com Assessoria de Comunicação da Atricon

COMENTÁRIOS