“Coloque um Sorriso Nessa Cara”, workshop sobre saúde mental promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas, ocorrerá na próxima terça-feira (28), na sede da Corte de Contas, a partir das 9h. O evento marca o mês da campanha “Janeiro Branco”, que busca reforçar e incentivar a população sobre os cuidados e prevenções às doenças mentais.
Na ocasião, será exibido o filme “Coringa” (2019), que servirá de ponto de partida para os diálogos. A professora em Psicologia, Dorotea Cristo, e o professor de yoga, Rogério Chiamionato, conduzirão as discussões e demais atividades. “Nós, assim como a campanha nacional, queremos chamar a atenção da população para os cuidados com a saúde mental a prevenção de doenças. É muito comum que as pessoas procurem ajuda médica para o tratamento destas enfermidades quando a situação já está crítica. Então, entre outras coisas, o workshop mostrará como e quando buscar ajuda de um profissional da saúde mental.”, disse a psicóloga do TCMPA, Leila Dourado.
De forma leve e trabalhando com atividades lúdicas, o workshop abrangerá membros, servidores e estagiários do TCMPA, assim como sociedade em geral, para o debate a respeito dos cuidados com a saúde mental. Conforme aponta a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o primeiro no ranking internacional de países com maior número de pessoas com transtorno de ansiedade e quarto maior de pessoas com depressão.
O workshop integra o programa institucional “Saúde, você merece!”, de valorização dos servidores. Segundo o diretor de Gestão de Pessoas do Tribunal, Rodrigo Cunha, a construção desse processo de valorização e de chamar a atenção das pessoas para temáticas que impactam diretamente a vida das pessoas é feita de forma constante pelo Tribunal.
A campanha “Janeiro Branco” foi criada em 2014 e busca sensibilizar as mídias, as instituições sociais, públicas e privadas, e os poderes constituídos, públicos e privados em relação à importância de projetos estratégicos, políticas públicas, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais empenhadas(os) em valorizar e em atender as demandas individuais e coletivas, direta ou indiretamente, relacionadas aos universos da saúde mental. Logo, a campanha combate o adoecimento emocional das pessoas e dissemina o conceito de psico-educação.