Offline
MENU
TV TCMPA aproxima ainda mais o Tribunal dos cidadãos paraenses
04/03/2020 09:04 em Notícias

Há cerca de dois meses, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) lançou a segunda etapa da TV TCMPA, que agora chega à população por meio de canais de televisão aberto e a cabo, além da página institucional da Corte de Contas do Facebook. Segundo a Assessoria de Comunicação, que coordena o projeto, esta fase é constituída por um programa semanal com duração de 10 minutos. "Ao formatar a TV TCMPA, pensamos em um novo produto que levasse informação de qualidade ao telespectador através de um bloco de entrevista e de outro com matérias sobre as ações do Tribunal que impactam diretamente na vida da população˜, explicou o assessor de Comunicação do TCMPA, Marcelo Oliveira. 

Um dos principais objetivos da TV é contribuir para o fortalecimento do controle social, de acordo com o presidente do TCMPA, conselheiro Sérgio Leão. "A implantação da TV representa também, junto com outros projetos que estamos executando, um novo momento do Tribunal de Contas dos Municípios de estar cada vez mais próximo dos cidadãos, com entregas à sociedade que representam melhorias feitas nas políticas públicas municipais, justamente por estarmos mais presentes no dia a dia das cidades paraenses. E essa nossa presença não é só acompanhando as conformidades documentais, como também verificando se o dinheiro público empregado traz benefícios às comunidades", enfatizou o presidente Sérgio Leão.

Os primeiros programas trouxeram os conselheiros do TCMPA como entrevistados, sendo que a edição de estreia foi especial com um bate-papo com o presidente sobre o ˜TCM 180 Graus". A veiculação ocorre diariamente, às 21h,  na TV Alepa (Assembleia Legislativa do Pará), canal aberto 45.2, e na Roma Cabo, canal 14 por assinatura. A Assessoria de Comunicação explica que os programas são reprisados ao longo da grade de programação da TV Alepa. Os programas também estão disponíveis no Portal TCMPA e no Facebook. 

As gravações dos primeiros programas ocorreram dentro da sede do Tribunal, como forma de mostrar o espaço físico para quem não teve ainda a oportunidade de conhecer. Já as matérias exibidas na grade de programação retratam ações realizadas pelo TCMPA relacionadas a sua atividade-fim, que é a fiscalização do erário, quanto a discussões que propiciam melhorar relações sociais e políticas públicas vigentes através de uma linguagem acessível e um formato atual. "Com a popularização da internet e o processo de transmídia, quando os vários meios se comunicam, trabalhamos um formato para informar e entreter, rompendo com a estrutura tradicional, principalmente quando pensamos em órgão público", pontuou Marcelo Oliveira.

COMENTÁRIOS