Offline
MENU
Cerca de mil pessoas participam de ação social realizada no TCMPA
08/04/2020 09:01 em Notícias

No último sábado (7), cerca de mil pessoas de diversas localidades de Belém e de cidades próximas estiveram na sede do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) para usufruir de aproximadamente 40 serviços ofertados gratuitamente por órgáos públicos e empresas privadas parceiras do projeto Compaixão, iniciativa não governamental organizadora da ação. Apesar da chuva forte que assola a capital paraense nas últimas semanas, a comunidade esteve presente para resolver situaçoes como emissão e correção de documentos, avaliações na área da saúde e cortes de cabelo, por exemplo. Os portões foram abertos às 8h e os beneficiários foram atendidos por uma equipe de voluntários do projeto e do TCMPA, composta por servidores e estagiários, que organizaram e deram apoio na execução das atividades e direcionamento do públicopara melhor atendimento.

O presidente do TCMPA, conselheiro Sérgio Leão, esteve presente e destacou a relevância de abrir as portas do Tribunal para atividades como a ação social que promovem a cidadania na Corte de Contas. O Tribunal foi parceiro da iniciativa tanto na cessão do espaço físico, infraestrutura e logística, como na mobilização de parceiros e de público. 

A população acessou emissão de carteira de trabalho, de identidade, segunda via de certidões de casamento, de óbit e de nascimento,  orientações jurídicas, de cursos, de procedimentos sobre doação demedula óssea, corte de cabelo, de barba, massagem e fisioterapia, além de avaliação oftalmológica e vacinação. Entre os serviços ofertados, a emissão da carteira de identidade foi o mais procurado. Segundo a organização, foram distribuídas 200 senhas para os participantes da ação social e os órgãos responsáveis conseguiram superar esse número garantindo maior atendimento ã população. As crianças que estiveram acompanhando os responsáveis também aprenderam de forma lúdica sobre higiene bucal, ganharam kits com escova e creme dental e se divertiram com brinquedos e pintura facial.

Esta foi a primeira vez que o Tribunal sediou uma Ação Social e teve a parceria do Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará e da Associação de Servidores do TCMPA. 

COMENTÁRIOS