MENU
Home office estabelece novas rotinas de trabalho no TCMPA em tempo de pandemia
08/04/2020 09:32 em Notícias

Após a adoção de medidas de contenção e prevenção do contágio pelo novo coronavírus (Covid-19) aprovadas pelo Pleno do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCMPA), seguindo, inclusive, as orientações divulgadas pelos órgãos públicos de saúde, conselheiros e servidores continuam realizando as atividades com o objetivo de manter os serviços essenciais da Corte de Contas, trabalhando em home office.

As ações, como o sistema de home office para servidores da Corte de Contas, estão sendo implementadas com base na Resolução Administrativa no 005/2020/TCMPA, aprovada no último dia (17), e na Portaria no 0215/2020/TCMPA, aprovada no dia 19 de março deste ano. A execução do sistema home office já estava prevista para ser implantada em fase teste a partir do programa “TCM 180 Graus”, mas teve de ser antecipada em face da pandemia do Covid-19.

DISCIPLINA, CONCENTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO

Segundo o presidente do Tribunal,  conselheiro Sérgio Leão, a opção de trabalhar em casa é o que está garantindo que as atividades do TCMPA tenham continuidade. O home office inclui também os estagiários de nível médio e superior da Corte de Contas, que estão realizando suas atividades de estudo e pesquisa de forma remota, sob a coordenação das chefias imediatas.
De acordo com especialistas no assunto, o home office exige disciplina, concentração e organização, ou seja, uma rotina regrada e organizada para que tarefas sejam executadas dentro dos prazos determinados. E, segundo relatos de chefias imediatas, as atividades estão sendo cumpridas com êxito e de acordo com o plano de trabalho estabelecido junto aos servidores.

EXPERIÊNCIA NOVA E ALTA PRODUTIVIDADE

O conselheiro Cezar Colares, corregedor do TCMPA, comentou como está vendo e se adaptando a essa nova realidade pela qual o mundo passa. “Vivemos um   momento   diferente, preocupante, que nos obriga a nos reinventar, mudar nossa rotina, nosso dia a dia. Estamos vivendo a experiência nova de trabalhar em casa. Que   bom que temos   essa possibilidade. Muitos não têm. Fico pensando naqueles que trabalham como diaristas, como prestadores de serviços, que estão numa situação   muito complicada, e que   nós, na medida do possível, devemos procurar ajudar”, conclama.

 Segundo Colares, trabalhar em casa traz pontos positivos: “produtividade alta, adaptação ao nosso processo eletrônico. Tudo isso está sendo bom. O fato é que nós não   podemos parar. Se Deus quiser, vamos superar esse momento difícil, sem maiores danos às pessoas. Precisamos exercitar a paciência, a tolerância e, sobretudo, a fé.   Vai dar   tudo certo. Eu acredito!”, destacou, confiante.

REGULARIDADE E APOIO EMOCIONAL

 A servidora Luiza Montenegro, coordenadora do Núcleo de Atos de Pessoal (NAP) do TCMPA, contou que os servidores que atuam no setor entraram em home office   nesta segunda-feira (23), uma vez que na quinta e sexta-feira passadas (19 e 20) executaram o planejamento do NAP, dividindo metas de processos para serem   finalizados, no máximo, em 20 dias. Disse que estão fazendo reuniões diárias por videoconferências, às 9h.

Ao pesquisarem orientações de especialistas, Luiza Montenegro explicou os motivos relacionados a realização das teleconferências em home office.  “Entendemos que essa seria uma medida para a gente manter o contato, a regularidade e a pontualidade no trabalho, de forma a evitar cair na procrastinação, que é muito fácil de ocorrer trabalhando em casa, porque temos mil atividades ao mesmo tempo, como cuidar de filhos e fazer almoço, coisas que podem dispersar e atrasar o início do trabalho”, observou.

Ela comentou que as reuniões são curtas. “O suficiente para gente saber o que cada um fez no dia anterior, embora eu tenha como controlar essa produção por sistema, mas é bom saber se estão tendo alguma dificuldade, alguma dúvida de como agir em alguma situação”. Ela complementou, ressaltando outro ponto importante de se fazer as videoconferências diárias. “A gente também conversa um pouco, para saber como estamos interiormente, pois sentimos necessidade de desabafar sobre algumas angústias que às vezes surgem, e a gente dividindo com o grupo, ameniza, nesse momento de incertezas, de notícias de amigos e pessoas próximas. Então, a gente tem se apoiado também. O grupo também tem esse objetivo”, opinou.

EXPERIÊNCIA GRATIFICANTE

Kelly Nascimento, que atua no Protocolo, também está trabalhando em sua casa. Segundo afirma, a experiência de trabalhar no sistema home office está sendo gratificante, pois, além de dar continuidade ao trabalho, está se protegendo do novo coronavírus. Ela conta que acorda no mesmo horário e procura manter a mesma rotina de trabalho, com vantagens, como o tempo que ganhou, ao deixar de se deslocar ao Tribunal, pois mora longe.

Ela conta que deu muito trabalho adaptar o serviço do Protocolo ao sistema home office, mas que, agora, já está trabalhando de forma satisfatória e producente em casa, fazendo o lançamento no sistema dos processos que os jurisdicionados enviam por e-mail, inclusive, com assinatura digital. “Então, agora, os conselheiros e técnicos, que também estão trabalhando em home office, têm acesso às imagens dos processos, que já poderão ser tramitados de forma eletrônica pelo SPE (Sistema de Processo Eletrônico), dando continuidade, de forma normal, ao trabalho do Tribunal”, explicou.

 

TRANQUILIDADE E SEGURANÇA

 

“Agora consigo tomar meu café e trabalhar de forma mais tranquila, podendo, ainda, supervisionar as atividades dos meus filhos, já que estou sem secretária,   pois, sendo ela uma senhora de mais de 60 anos, a liberei para ficar em sua casa. Com meu horário mais flexível, quando dá meio-dia, faço uma pausa no   trabalho e vou preparar o almoço, e meus filhos me ajudam. Depois retomo o trabalho”, detalhou Kelly.

 

 Peço que as pessoas confiem que tudo vai dar certo, que sejam resilientes nesse momento delicado e que vejam o lado positivo da situação, por mais difícil   que  seja. Evitem o excesso de notícias negativas, pois causa ansiedade. Curtam o momento de estar em casa, com seus familiares. Organize as coisas em   sua  casa. Faça coisas diferentes. Eu coloquei uma rede, onde leio livros. Todo esse momento difícil vai passar e a gente vai ficar muito mais forte depois, e  vamos dar valor a coisas que antes não dávamos”.

COMENTÁRIOS