MENU
Atricon e IRB se unem ao Unicef para enfrentar a evasão escolar
03/11/2020 09:51 em Notícias

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê Técnico de Educação do IRB (CTE-IRB), aderiram à campanha “Fora da escola não pode”, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

A iniciativa das entidades que congregam os Tribunais de Contas e seus membros resulta de um acordo assinado com o Unicef e o Conselho Nacional do Ministério Público que prevê ações de colaboração voltadas à capacitação, ao monitoramento, ao engajamento e à mobilização dos gestores públicos municipais, distritais e estaduais e outros agentes para enfrentamento da exclusão escolar e da cultura do fracasso escolar na educação básica.

A campanha consiste na disponibilização de materiais e orientações para que Municípios e Estados possam montar suas próprias campanhas de comunicação, visando a enfrentar o abandono e a evasão escolares. São diversas peças gráficas, vídeos, textos, spots e jingles, para facilitar e ajudar o trabalho de mobilização e de engajamento das escolas, das famílias, da gestão pública e da mídia.

Entre os conteúdos disponibilizados está o Guia Busca Ativa Escolar em crises e emergências. A publicação apresenta uma série de orientações e recomendações que objetivam ajudar Estados e Municípios a prevenir e a mitigar situações de abandono e de evasão escolares. Outro material importante é o Guia de para uso da funcionalidade de acompanhamento de frequência escolar, que colabora para que os gestores possam acompanhar a situação das redes municipais e estaduais e tomar decisões rápidas a fim de prevenir o abandono escolar. Clique aqui e saiba mais: https://buscaativaescolar.org.br/campanha/.

Fonte: Ascom Atricon

COMENTÁRIOS